segunda-feira, 20 de julho de 2009

Atividade 14: Exercícios de Composição


Exercícios de Composição
Através dos vários materiais recolhidos da natureza, foi possível compor diversos exercícios, utilizando folhas, sementes, conchas, entre muitos outros.

Atividade 13: Variação da Linha


Variação da Linha
Esta atividade é bem interessante, pois foi possível variar a linha em vertical-horizontal, longo-curto, largo-estreito.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Atividade 12 - Cultura local

Mediante a realização dessa atividade foi possível comparar a cultura do passado com a cultura que vivemos no presente em nosso município.
Antigamente a música tinha uma história vivida, enquanto que hoje, são vazias e sem sentido. As festas eram um momento de religiosidade, confraternização e partilha, mas hoje, só visam o lucro. Quanto ao artesanato, no passado eram peças de uso próprio do dia-a-dia, sendo confeccionados por falta de industrialização e hoje, com o surgimento das indústrias, essas peças se tornaram artesanato. Na culinária o que hoje consideramos pratos típicos, no passado eram pratos comuns do dia-a-dia.
Foi de grande valia relembrar essa cultura vivida por nossos antepassados que aos poucos vai se perdendo no tempo, e graças a essa disciplina podemos resgatar valores que são importantes para nossa cultura atual.


Imagens do artesanato local:




segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atividade 11 - Painel mostrando a Cultura Italiana





























Atividade 10

Influências de outras culturas

Essa atividade foi bem interessante, pois nos fez questionar sobre a influência de outras culturas em nossa comunidade. A maioria são descendentes de italianos, mas temos influências da cultura indígena, africana, além da italiana é claro, entre outras, que através da dinâmica da cultura, vão se misturando e fazendo parte da nossa cultura.


Grupo 02 Vargem Alta

Atividade 9 - Determinismo Biológico


Na sociedade, como um todo, todas as pessoas são diferentes o que pode haver é alguma semelhança, mas isso não as tornam iguais. Em nosso grupo de colegas, por exemplo, existem aspectos biológicos bem diferentes, como: pessoas altas e baixas, loiras e morenas, olhos negros, castanhos e verdes, cabelos lisos e encaracolados, entre muitas outras características pessoais que diferenciam umas das outras.

Atividade 8 - O que é desenho?

Desenho é uma forma de expressão, ou seja, expressa nossos sentimentos e emoções.
O desenho também é cultura, pois é comunicação e sendo assim, também é arte.

Grupo 02 Vargem Alta

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Atividade 7: Texturas e desenho






O resultado dessa atvidade foi surpreendente, pois as crianças gostaram de lidar com diferentes texturas e depois passando giz de cera por cima do desenho, elas perceberam outro tipo de desenho, pois a superfície dos materiais colados no papel, deu um charme todo especial a essa atividade, sendo ótima para se trabalhar em sala de aula.

Grupo Vargem Alta 02

Atividade 6: Textura




Esta atividade foi realizada com bastante entusiasmo pelos alunos, pois à princípio, eles ficaram um pouco apreensivos por nunca terem trabalhado com esses materiais, mas logo estavam bem a vontade compartilhando idéias.


Grupo Vargem Alta 02

Atividade 4: desenhos com linhas, pontos e plano.




As crianças acharam essa atividade bem divertida, pois fazer desenhos com linhas é normal, mas utilizando pontos é uma novidade e sendo assim, acaba por atrair a atenção dos alunos para a aula de artes.



Grupo Vargem Alta 02

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Atividade 2




Podemos trabalhar o desenho como meio de comunicação, de expressão e sentimento.Através do desenho podemos representar de forma prazerosa várias definições. Em sala de aula podemos utilizar vários materiais como: tinta, papel, lápis, grafite, nanquim, sementes...Como motivação para os alunos podemos explorar a criatividade, a reflexão, o auto-estima, sobre o ato de elaborar e o "fazer" sobre a criação.Todos os alunos através do desenho percebem que para pintar ou desenhar (criar) basta somente começar e que está ao alcance de todos.

Maria da Penha Mengal

Shirley Freire de Alvarenga Couto

quarta-feira, 13 de maio de 2009

atividade 01

O seminário é um agente de verificação, possibilita uma reflexão mais interativa, avalia os conteúdos ea aprendizagem, promovendo a interação multidiciplinar dos módulos.


Maria da Penha Mengal

Atividade 1

O curso de Artes Visuais tem nos orientado e capacitado sobre a maneira correta e da forma como entender Artes Visuais...o Seminários proporciona uma interação entre a teoria e a prática dos alunos, fazendo com que o mesmo tenha uma reflexão das atividades propostas, avaliando os conteúdos que são passados, interagindoe socializando as experiências obtidas nas atividades propostas.

Shirley Freire de Alvarenga Couto

ATIVIDADE 02 DO SEMINÁRIO

Eu trabalho desenho em sala de aula de uma forma prazerosa e espontânea e valorizando o trabalho de cada um. Utilizo materiais que os alunos tem acesso e o que posso adquirir.

Maria de Fátima do Nascimento Thomazini

Pólo de Vargem Alta
ATIVIDADE 1 DO SEMINÁRIO

A disciplina seminário possibilita uma reflexão em grupo entre a formação proposta e a prática diária dos cursista, onde os alunos também podem trocar experiências.

E permite também avaliar a aprendizagem.

Maria de Fatima do N. Thomazini


Pólo de Vargem Alta

terça-feira, 12 de maio de 2009

Seminário - Atividade 2

O desenho deve ser trabalhado em sala de aula, de maneira tranquila e descontraida, utilizando lápis de cor, giz de cera, grafite, colagem, texturas, entre outras. O aluno deve estar bem a vontade, para transferir para o papel suas emoções e para isso, a aula deve ser bem dinâmica, assim todos se sentiram dispostos para desenhar.


Jucele Vale Pessim
Polo de Vargem Alta

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Seminário - Atividade 02

O desenho deve ser tabalhado em sala de aula de maneira com que o aluno compreenda o motivo pelo qual ele está realizando determinada atividade. Ele precisa saber a importância da arte para poder realizá-la.
Os materiais a serem utilizadaos são muitos e dependem da necessidade e imaginação de quem irá realizar. Pode-se partir de um simples pedaço de papel, ou uma sobra de cerâmica até o melhor papel.
Para motivar um aluno é necessário que ele entenda a grandeza da arte e na sequência cabe ao professor criar estratégias difersificadas que agucem a curiosidade do aluno, fazendo com que ele passe a querer realizar o desenho proposto.
É pertinente fazer com que o aluno perceba toda a tragetória da história da arte e entenda que toda a sua vida está ligada a ela.
Euciane Catarina Bianchi
Grupo 02 - Vargem Alta

Blog do seminário - Atividade 01

A disciplina Seminário propõe aos alunos do curso de Artes Visuais a realização de atividades práticas, estas são de grande importância para nós que futuramente estaremos na sala de aula repassando os conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada pela disciplina é muito eficiente para o conteúdo estudado.

Euciane Catarina Bianchi
Grupo 02 - Vargem Alta

Seminário - Atividade 1

A disciplina Seminário tem como objetivo verificar como está a aprendizagem, de nós alunos, se estamos assimilando os conteúdos. Ela vai promover a troca de experiências e isso é muito importante.

Jucele Vale Pessim

Grupo 02 - Vargem Alta